2ª EDIÇÃO

Campeonato interno de xadrez será realizado em presídio feminino de Corumbá

Iniciativa faz parte de projeto que ensina técnicas do jogo às detentas

4 ABR 2017 Por GLAUCEA VACCARI 20h:14
Campeonato começa em presídio de Corumbá Campeonato começa em presídio de Corumbá

Segunda edição do campeonato interno de xadrez será realizada amanhã no Estabelecimento Penal Feminino Calos Alberto Jonas Giordanos, em Corumbá.

Organizado pelo direção do presídio em parceria com o Clube de Xadrez Pantanal, Poder Judiciário e Conselho da Comunidade, campeonato terá participação de 18 reeducanda.

Iniciativa faz parte de projeto iniciado na unidade prisional há um ano, que ensina técnicas do jogo às detentas.

Segundo a diretora do estabelecimento penal, Anelize Lázaro de Lima, a prática do xadrez tem sido muito positiva junto às reeducandas.

“É um esporte que estimula o pensamento e o raciocínio lógico, ativa a concentração, aguça a memória, trabalha a paciência e interfere em questões pessoais, como a autoestima e confiança, e isso reflete diretamente na disciplina das internas”, disse.

Para o juiz das execuções, idealizador do projeto, André Luiz Monteiro, “o jogo ensina a colocar as coisas no seu devido lugar e pode ser uma ferramenta para melhorar o caráter do indivíduo”.

Campeonato será disputado no sistema todas contra todas com ida e volta, totalizando 34 rodadas com duração de 6 meses.

As três primeiras colocadas estão pré-qualificadas para disputar o Campeonato Estadual Feminino, que ocorrerá em novembro, em cidade a ser definida pela Federação de Xadres de Mato Grosso do Sul (Fesmax).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar
©2017 Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma
Versão Clássica