IBGE

Provas para o Censo Agro 2017 serão realizadas em mais de 4 mil municípios

15 JUL 2017 Por IBGE 15h:27

Neste domingo, candidatos a Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador realizam, em 4.038 municípios de todas as unidades da federação do país, as provas do processo seletivo para o Censo Agropecuário 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foram 272.371 inscritos para as 17.888 vagas de ampla concorrência e 52.152 para as 4.838 vagas de pessoas pretas ou pardas. Apenas 376 pessoas se candidataram às 2.258 vagas para pessoas com deficiência. “As vagas não preenchidas são revertidas para ampla concorrência, como prevê o edital”, explica Rossana Patitucci, gerente de Recursos Humanos do IBGE.

Preparar um processo seletivo desse porte e com tamanha capilaridade envolve muitos desafios. O primeiro deles é elaborar o projeto para a seleção da empresa organizadora. É preciso especificar todos os serviços a serem prestados, e a qualidade deles.

“Uma operação como essa requer uma capacidade de logística muito apurada por parte da organizadora, uma complexa estrutura para a produção e distribuição do material a ser utilizado na aplicação das provas, assim como para o esquema de segurança e de coordenação de todo o certame”, explica Rossana. Para os processos seletivos do Censo Agropecuário 2017, a organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rossana destaca, ainda, que, quando as inscrições são abertas, divulgar o processo seletivo, atrair inscrições para todas as vagas oferecidas e tirar as dúvidas dos candidatos exige esforços redobrados tanto da parte da organizadora como das unidades do IBGE.

Nesta etapa atual, a principal preocupação é divulgar o local de realização das provas aos mais de 324 mil inscritos. “A FGV se comprometeu a enviar um e-mail a cada um desses candidatos, lembrando a data e hora da realização da seleção e informando o respectivo local de prova”, informou Rossana. 

Os resultados finais desse edital, com vagas para nível médio e fundamental, serão divulgados no dia 31 de agosto.

Primeira seleção
As provas do primeiro processo seletivo para o Censo Agro, com vagas para Analista Censitário, Agente Censitário Administrativo, Agente Censitário Regional e Agente Censitário de Informática, foram realizadas no último dia 2 de julho.

Foram 111.3375 inscritos para as 1.039 vagas de nível médio e superior. No entanto, o índice de ausências foi de 65%. Os resultados finais serão divulgados no dia 10 de agosto.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar
©2017 Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma
Versão Clássica