SAÚDE

Óculos sujos podem dar cansaço e dor de cabeça; fique atento

12 ABR 2017 Por BEM ESTAR 23h:00

Limpar os óculos pode parecer uma tarefa fácil, mas muita gente pode estar fazendo isso errado. Algumas pessoas podem achar que o grau piorou, mas na verdade o problema pode estar na lente riscada e suja.

Os tecidos podem fazer com as lentes dos óculos. Emerson Castro e Armando Crema,  oftalmologistas,explicaram porque os óculos sujos podem dar cansaço e dor de cabeça.

O ideal, na hora de limpar as lentes, é usar tecidos de microfibra. Esqueça as camisetas e tecidos. Evite usar álcool, porque ele compromete o acabamento da lente, o ideal é usar água fria e sabão neutro ou detergente. Você também pode optar por produtos específicos para limpeza de óculos. Deixe secar naturalmente e limpe as lentes todos os dias.

Catarata

A catarata é a principal causa de cegueira no mundo e totalmente reversível nos adultos. Os olhos envelhecem e o primeiro sinal é a vista cansada. A catarata é a continuação desse processo. Os principais sintomas são: visão embaçada, necessidade de mais luz para enxergar e difícil leitura.

A catarata senil surge nos adultos. Pode ser causada pelo envelhecimento, mas também por uso de medicamentos como corticoides, cigarro, doenças metabólicas (diabetes, hipertireoidismo, doenças renais, trauma, radiações e doenças oculares.

Já a congênita surge em crianças. São causadas por problemas durante a gestação, através de infecções intrauterinas ou genéticas. Assim que descoberta a catarata, a criança deve ser operada para não ficar com sequelas. O teste do olhinho faz o diagnóstico precoce.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar
©2017 Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma
Versão Clássica