FENÔMENO RARO

Eclipse solar parcial poderá ser
observado a partir das 8h30 na UFMS

Astronômos alertam que pessoas não olhem diretamente para o sol

26 FEV 2017 Por GLAUCEA VACCARI 08h:29
Fenômeno poderá ser visto entre 8h e 12h Fenômeno poderá ser visto entre 8h e 12h

Primeiro eclipse solar de 2017 acontece hoje. No Brasil, fenômeno poderá ser visto de forma parcial e apenas nas regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e parte do Nordeste, entre as 9h e as 12h.

Por conta da estreita faixa de observação, fenômeno é considerado raro. Eclipse solar será anular, também conhecido como anel de fogo, quando se vê todo o desenho do sol e uma espécie de anel de luz ao redor.

Em Campo Grande, Clube de Astronomia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promove a observação do eclipse a partir das 8h30 na Casa da Ciência, em frente ao teatro Glauce Rocha.

Evento será gratuito e aberto ao público. No local, público receberá orientações sobre como observar o eclipse com segurança e, para isso, serão distribuídas máscaras de solda.

Observatório Nacional emitiu nota alertando para não se olhar diretamente para o sol, mesmo com uso de óculos escuros ou outro material caseiro. Segundo o órgão, a exposição, mesmo de poucos segundo, pode danificar o olho de modo irreversível.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ainda neste ano, em 21 de agosto, haverá eclipse total do sol. No entanto, este fenômeno será visto como parcial no Brasil, apenas na região Nordeste.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar
©2017 Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma
Versão Clássica