RECOMENDAÇÕES

Baixos indíces de umidade exigem
cuidados especiais com a saúde

Índices de umidade fica em torno de 30% durante a semana

25 JUN 2017 Por GLAUCEA VACCARI 16h:58

Durante toda a semana, Mato Grosso do Sul permanece sob domínio de uma massa de ar seca, o que garante tempo firme com sol e baixos índices de umidade relativa do ar em todo o Estado. Com índices e estado de atenção, umidade baixa pode acarretar problemas de saúde e meteorologia faz recomendações.

De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas a Agricultura (Cepagri) da Unicamp, umidade do ar costuma ser mais baixa durante o inverno e início da primavera, principalmente no período da tarde, entre 12h e 16h.

Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que, durante toda a semana, Estado deve ter céu claro, com névoa seca e umidade oscilando entre 25% e 35% durante a tarde, sem previsão de chuva

Conforme o Cepagri, os baixos índices de umidade aliados a baixa temperatura e ventos frios do inverno, provocam aumento de complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressacamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricicidade estática nas pessoas e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Principal causa para estas complicações respiratórias é a ação de poeiras e de micro-insetos (ácaros), que se desenvolvem junto ao mofo e se acumulam nas roupas, cobertores e objetos guardados por longo tempo nos armários.

Para atenuar os problemas, recomendação é manter arejado os ambientes internos, usar aparelhos de purificação de ar, evitar carpetes ou cortinas que acumulem poeira, evitar roupas e cobertores de lã ou com pelos, colocar roupas típicas de inverno no sol, evitar permanecer em cômodos fechados ou mexer com papéis, roupas e objetos guardados por muito tempo.

Outros cuidados devem ser tomados por toda a população, como evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h; umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins; permanecer em locais protegidos do sol sempre que possível e consumir bastante água.

Cuidados simples são muito importantes para melhorar a qualidade do ar e evitar problemas de saúde causados pelo tempo seco.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Voltar
©2017 Correio do Estado S/A. Todos os Direitos Reservados.
Plataforma
Versão Clássica